domingo, 26 de julho de 2009

O Rio de Janeiro continua lindo...

Essa semana meu trabalho me levou ao Rio. Há tempos não tinha chance de ir para lá.

Aí sempre tem um engraçadinho que fala: "Ah! Moleza, vai pegar praia, fazer happy hour, trabalhar que é bom..."

Quem dera fosse assim. Prá começo de conversa, a preguiça de arrumar a mala foi monumental, afinal de contas faz apenas 6 meses que acabou a ponte aérea SP - BH que fiz durante ano e meio. Mas a prática de arrumar as coisas rápida e metodicamente eu não perdi. Então 19h de domingo ela já estava assim, pronta para ser fechada (não, eu não precisei sentar em cima prá fechar...).

O primeiro dia de Rio de Janeiro foi um tanto quanto decepcionante. Ele começou com uma "senhoura" derrubando sua mala em cima do meu pé (não, não é do mesmo lado do joelho inflamado!!) quando eu tentava colocar minha mochila no bagageiro do avião. Uma vez acomodada e pronta para ler o livro que ganhei do meu marido... dormi e perdi o café da manhã do avião que vem dentro de uma lancheirinha igual ao do McLanche Feliz, com iogurte e tudo!!!!!!!! (nem deu prá tirar foto e mostrar).

Acordei já no Rio debaixo de chuva e frio... e o Rio não é o Rio debaixo de chuva e frio. Ironia máxima é pegar o táxi para ir até o cliente que fica a dez minutos a pé do aeroporto Santos Dumont, mas é que com mala fica meio difícil.

No segundo dia, finalmente tivemos uma amostra de que o Rio de Janeiro continua lindo.... Essa é a vista do caminho do hotel para o centro do Rio pela orla:


Fico devendo uma foto da vista que tínhamos da sala de onde trabalhávamos, vou tentar conseguir com algum colega que tenha tirado.

Agora vamos ao ponto alto da viagem: Gastronomia (como não podia deixar de ser).


O hotel que ficamos nem era dos melhores comparado com outros em que já estive (http://www.goldentulipipanemaplaza.com/). Tivemos alguns probleminhas, mas isso é assunto prá outro post. O ponto alto do hotel ficou por conta do restaurante Opium (http://www.ipanemaplaza.com.br/pt-br/restaurante-opium) que serve comida asiática contemporânea, e fez a festa dos nossos olhos, nariz e estômago.



Da primeira vez, em uma turma de oito, experimentei um petisco, uma entrada e um prato:

Shitake ao molho de gergelim e shoyu:











Ghioza de pato (confit de canard) ao molho de shoyu e laranja:








Frango Indiano (frango ao curry, arroz de açafrão, com pedaços de banana da terra, damasco, castanha e nozes):











Comi esse o Frango Indiano chorando de emoção... e por causa do curry!! Mas o sabor era tão maravilho que mesmo com a língua pegando fogo, eu não conseguia parar de comer. Lá pelas tantas, comecei a intercalar com uns goles de coca-light, mas não consegui chegar até o fim... risos).

No dia seguinte, após me sentir abandonada pelo grupo que resolveu tomar sopinha no quarto, já havia pedido um hamburguer de jantar de tanto desgosto quando minha grande companheira de aventuras me liga sugerindo que comêssemos novamente no Opium. Cancelei rapidamente o hamburguer.

Dessa vez, fizemos uma extravagância e resolvemos pedir um combo de petiscos:


  • Harumaki de bacalhau
  • Wong Tong de filé mignon com ganache de camembert
  • Ghioza de confit de canard
  • Camarão empanado com molho barbecue de goiabada
  • Wong Tong de carne de porco com um molho a base de chimichurri

Como prato principal, comi medalhões de filet mignon ao molho de cogumelo paris, acompanhado de rosti de mandioquinha:











Fica aqui registrado que o rosti de mandioquinha foi uma surpresa, mostrou-se muito mais interessante e saboroso do que o rosti de batata que normalmente comemos, o molho estava extremamente saboroso - coisa difícil de ser feita com cogumelos, com exceção do funghi - o filet mignon no ponto corretíssimo de desmanchar na boca... (papai certamente aprovaria).

Depois de tamanha extravagância cheguei no quarto já mais de meia-noite, mas não tive dúvidas em ligar para casa, contar que havia comido até bacalhau (e gostado!!!) e ler o cardápio inteiro com a descrição dos pratos para meu marido. Prá quem tá acostumado a se aventurar com nossas experiências culinárias, aguarde as novidades asiáticas.

Despedi-me do Rio novamente com frio e chuva e agora vou me preparar para duas semanas de Salvador (não me venham de novo com essa de que só vou pegar praia...)

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa, que fotos deliciosas, que pratos tentadores! Devia estar tudo uma delícia...
(Mas e o regime, hein?)

Mulher Casada disse...

Regime prá mim, pressupõe se dar certos prazeres de vez em quando:o)

Kizoza disse...

Olha, não sei quanto ao seu regime, mas me deixou com água na boca esses pratos aí!!! Coma por mim!!! =P